sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Caso clínico: Zumbido

Caso clínico:zumbido

HDA:H, 35 anos, casado, func.público federal, etilista, Tabagista esporádico, estressado (sentimento de intraquilidade), tendência a ser hipocondríaco; irritado, agressivo, verborrágico e ansioso.
QP: zumbido em ouvido D + perda auditiva à direita há 5 anos, que piora com o estress.
Sinais e Sintomas: Insônia inicial, excesso de pensamentos. Tez pálida, suor espontâneo em mãos e pés. Lingua trêmula, com saburra densa e amarelada em TR inferior, pouco úmida com um sulco profundo no centro, sem chegar à ponta, que por sua vez, é vermelha. Pulso fino e rápido com deficiência em R e B e excesso em E C. Dor discreta à palpação em P (hara), sem dor à palpação em canais e pontos de alarme bilateralmente.
HFAL: Mãe falecida com CA (há 5 anos), Tia materna falecida por CA, pai vivo com labirintite e surdez.
HPP: Relata pequena calcificação em glândula submaxilar à direita em investigação; lombalgias à esquerda e 1 episódio de labirintite. Devio de septo nasal, com ausências frequentes de olfato. Relata uso de antidepressivos (Rivotril), não ficando claro se está por acompanhamento psiquiátrico ou se faz uso por automedicação.
Diagnóstico sindrômico: Deficiência de Essência dos Rins, estagnação do Qi do coração, Deficiência de Xue (sangue); Alteração do Shen (mente), Deficiência de yin dos Rins por excesso de calor em E e Coração.
Conduta Terapeutica: Nutrir a essência, clarear a mente, Nutrir o Yin dos Rins, refrescar calor de E e C.

Fisiopatologia Ocidental (Revisão Bibliográfica):

Sabemos que o zumbido é um problema que afeta cerca de 17% da população mundial e causa sofrimento significativo em 4% das pessoas em geral (aproximadamente 6 milhões no Brasil) e, que apesar de haver diversas teorias sobre sua causa, nenhuma teve comprovação científica devido à falta de métodos objetivos e não invasivos para detectar o zumbido e para localizar a atividade neuronal a este relacionada. O zumbido pode estar associado a perdas auditivas, infecções de ouvido, otosclerose, vertigens, efeito de drogas ototóxicas, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos, alterações metabólicas e/ou circulatórias, estresse, depressão, ansiedade e a orientações negativas. Por esta razão, não existe um único tratamento que seja eficaz para todos os tipos de zumbido e, em alguns casos, o zumbido não desaparece por completo. Por outro lado, existem muitos tratamentos que dimiuem e até eliminam o zumbido. A eficácia do tratamento dependerá da causa do problema (se é identificável ou não, tratável ou não), da resposta individual do paciente àquele tratamento (nem todos os organismos reagem da mesma maneira aos medicamentos) e da discplina e perseverança do paciente, pois qualquer tratamento falhará se não for rigorosamente seguido. Os ouvidos dependem da nutrição da essência para funcionamento adequado, sendo, portanto, fisiologicamente relacionado ao Rim. Se o Rim estiver debilitado, a audição poderá ser afetada, com ocorrência de zumbido (Maciocia, pg 126). O tinido e a surdez sâo afecções da audição. O tinido caracteriza-se pelo aparecimento de zumbidos no ouvido, enquanto a surdez manifesta-se pela hipoacusia e pela perda de audição. Os dois casos são similares na etiologia e no trat/to.
Etilogia: O tinido e surdez são causados pela subida do vento-calor do Fígado e da VB, ocasionado pela ira ou pelo medo. Esta energia perversa conduz à obstrução da circulação do canal Shao Yang (VB-TA). Pode ocorrer pela obstrução do vento perverso exógeno no ouvido, ou porque a essência não pode chegar ao ouvido em virtude da energia dos Rins.

Diferenciação da Surdez segundo a MTC:

a) Por Excesso (XI): Ocorre a surdez súbita, sensação de distenção no ouvido, zumbido, contímuo que não se laivia com a pressão. Se o tinido e a surdez saõ causados pela subida do vento-calor do F e da VB, apresenta-se tmabém Rubor facial, secura na boca, irritabilidade, pulso em corda. Se for causado pelo ataque do vento perverso, manifesta-se com os sintomas de calfrios, dor de cabeça e pulso superficial
b) Por deficiência (XU): A surdez e o tinido intensificam-se gradualmente numa doença crônica ou é um zumbido intermitente, que se garva com a fadiga e que se alivia com a pressão no ouvido, sendo acompanhado de tontura, Lombalgia, pulso fraco e filiforme, espermatorréia, leocorréia.

Segundo MACIOCIA o tratamento pode ser pelos canais Shao Yang (VB-TA) em dispersão (para Xi ou Xu).
Ou pelos pontos do canal Shao Yin (R e C), fazendo-se tonificação e aplicação de moxa com pequenos cones nos pontos locais a seguir:


TA17, VB2, VB43, TA3 + F3, VB40 (excesso de Fogo em F e VB)
ou:
TA5, IG4 (ataque de vento externo)
ou
B23, VC4 (Deficiência dos Rins)


Fisiopatologia da Surdez segundo a MTC:

Os canais Shaoyang da mão e do pé situam-se ao redor da orelha, razão pela qual são selecionados os pontos TA3, TA17 do canal Shaoyang da mão e os pontos VB2, VB43 do canal Shaoyang do pé, a fim de regularizar a circulação de energia destes dois canais e os quatro pontos juntos formam parte da principal prescrição. Para deficiência deve se fortalecer os Rins, uma vez que estão relacionados ao ouvido, usando-se o B23 e o VC4 para tonificar a essência dos Rins, afim de que ela suba ao ouvido para acalmar o tinido e recuperar a audição.

Outros pontos:
VB41, TA5
TA17= Todos os problemas do ouvido, tensão da musculatura do maxilar.
R6= Hiperatividade do Ynag do ogo do F e da VB, baseados na deficiência Yin do Rim, com sintomas de irritabilidade, com inquietação, inflamação nos olhos e nos ouvidos, dores de cabeça.
BP6= Hiperatividade do Yang do F= problemas de olhos e ouvidos
VB2= Zumbido e surdez, hiperatividade do Ynag do F e deficiência do Qi dos Rins. (cansaço e labilidade emocional)
VB2+VB43=zumbidos nos ouvidos.
VB2+VB20, VB34 =zumbido nos ouvidos que pioram com o stress.
VB2+ B8= pertubação mental, melancolia.
E40 + E44= Fleuma fogo no corção e no E= agitação mental.
E44 + IG4+IG11= Fogo no E
F14 + CS6 = estaganação do Qi do C= frustração nos relacionamentos.
VB2,VB20, TA17, VG20, F3,VB34(disp), R3, VC4 (ton).
VB20= raiva e hiperatividade estressante.
VB20 + VB34= Hiperatividade do ynag do F, zumbidos nos ouvidos
VB20, VB34, VG20, Tay Yang, F2, CS8, F8, BP6= Zumbidos
CS8= Hipertensão com comportamento estressante e abrasivo.
VB39= Tonifica o Jing dos Rins e da Medula, zumbido nos ouvidos, Pode ser combinado B62, ID3, R6
VG12, VB39 + VB34= pessoas idosas c/ declínio de Jing, trata zumbidos.

Combinações de pontos segundo ROSS:
ANSIEDADES (Jeremy Ross): C7+R3=ansiedade e medo
C7+F3=Ansiedade e raiva
C7+BP3=Ansiedade e preocupação
C7+P9=Ansiedade e recolhimento
C3 + R10 + VC14= distúrbio do Shen (espírito)= Nervosismo intenso, agudo, pulso fino e rápido, sensível, ansioso, tenso, facilmente pertubado.
C7+CS6+F3+R1 +VG20 (dispersão)= distúrbio do SHEN (espírito).
ID3,4,5,7= acalmam o distúrbio do espírito, associado ao fogo do Coração
ID16: Ponto “janela do Céu”- Desimpede bloqueios do fluxo entre a cabeça e o corpo, aliviando sintomas dos órgãos dos sentidos, pescoço e cabeça; ele pode ser usado quando o paciente se sentir sobrecaregado com informações e deprimido, pressionado, confuso pela falta de tempo e de paz de espírito para digerir informações e separar coisas úteis das inúteis. Essa sensação de pressão e de estress pode estar associado com o Fogo do Coração e fogo perverso no pescoço e na região da cabeça, por ex: Acne e furúnculo.
ID1 e ID17= Deficiência e estagnação do Qi do ID=Trata zumbidos nos ouvidos.

Pulmão e emoções, segundo Ross:
· Tristeza: B15, B44, CS6, VC17, VC22
· Frustração: B18, B47, F3, VC14, VC17
· Medo: B23, B52, R3, VC6, VC14
· IG1, E45= Sedando= remove o calor do yang brilhante=inquietação mental,
· IG4+F3= Acalma a hiperatividade do Yang do F e vento interior, bom para comportamentos agressivos.
· IG18= Ponto Janela do Céu e do pescoço onde podem surgir bloqueios do fluxo livre de eenrgia entre a cabeça e o pescoço, está relacionado com: o livre fluxo e a livre expressão das energias dos pulmões, energias relacionadas com o apego humano, formação e término de relacionamentos, com o desprendimento, com o intristecer-se e com a consternação. Usado para pessoas que sofreram perdas, que se sentem sozinhas e fechadas, mas que não conseguem se livarr da escuridão e do peso da depressão em que vivem, para encontrar nova luz e prazer de estar vivo. Para este propósito o IG18 pode ser associado e combinado com: B42, P7, IG4 ou IG6, P1, VC17, VC22.
· CS9+F1+C9+R1= Agitação emocional extrema decorrente de fogo no coração.
· CS6= Trata depressão, Melancolia e mágoa, associadas com estagnação do Qi podem tratar confusão mental e emocional, distúrbios e manias associadas com fogo, fleuma e vento interior. É, segundo ROSS um ponto importante para o estress emocional de forma geral seja pela conexão com a ansiedade do coração, Medo do R, raiva do F ou preocupação do Baço. Pode ser combinados com VC14 para taratr distúrbios do Plexo solar ou com: CS6+BP4 =para tratar o trio R, C, BP.
· CS1+CS9= ansiedade
· CS6, C7, VC17, VC14=calmante do coração.
· C7= serve para deficiência de Qi e de sangue no C e R (medo ansiedade, inquietação).
· CS6+BP4= acalmar em situações crônicas.
· R3, R10, VC4, BP6 (ton), C6 (harmonização), R2 =Deficiência de yin do R pode ser associado a:
· VB2, VB20, VB34, VB2, B8= pertubação mental.
· Neurastenia: CS6, yintang, Anmian, E36, R3, VB20, VG20.
· R6(ton)+C3 (ton)+C8 (disp)= Tonifica o Yin do Rim e o Yin do Coração, controlando o fogo do coração.
· C3, C6, R6, R10(ton), C8 (disp)= Fogo por deficiência do coração,Puls fino rápido, entusiasmo com inquietação, alternando com cansaço, transpiração noturna, palpitações, ansiedade, insônia
· CS6 + C7= tensão nervosa intensa, aguda, acompanhada por ansiedade.
· C8+C7= Ansiedade nervosa aguda.
· C6= Estagnação do canal do coração, por deficiência de yin do Rim.
· C7+R3+VC14= Distúrbio do Espírito.

Congestionamento mental:
Pulso retardado, talvez vazio e áspero.
Indicações: Dificuldades em separar as informações menos adequadas. Ex: Congestionamento menatl e cansaço após estudo excessivo. Pontos: ID1, B67, E36, E45, IG1+ Yintang
ID19: Surdez, zumbidos nos ouvidos, otite média. Combianr com ID5, B60, VB20 (disp). O principal uso deste ponto é tratar distúrbios dos ouvidos, que pode ser combinados com ID1, 2,5, especialmente se houver sinais de calor ou vento-calor. Para distúrbios dos ouvidos +relacionados com deficiência o ID19 é mais bem combinado com o ID3 e B62. Uma função secundária de ID19 é acalmar o espírito do coração para tratamento de insanidades ou alucinações auditivas.
R3+B58 (fonte c/Luo)= Tinidos
ID17= Surdez, zumbidos
YAMAMURA (arte de Inserir):
Surdez e zumbidos= B18, ID19, TA17, TA3 e CS9 (lado oposto ao zumbido)
B15+VC17=Ansiedades
B43= Ansiedades
CS7+VG20+Yintang+R3= Insônia

Nenhum comentário: