sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ACUPUNTURA na RETOCOLITE ULCERATIVA


FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO POR ACUPUNTURA DA
RETOCOLITE ULCERATIVA
Monografia apresentada à Faculdade de Educação,Ciência e Tecnologia –UNISAUDE - como requisito a conclusão do Curso de Formação de Especialista em Acupuntura .BRASÍLIA, 2008.
Elaborada por: Rodrigo de Souza Gomes

Resumo
A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica e psicossomática. Além dos sintomas digestivos, como diarréias e lesões ulcerativas, apresenta sintomas extradigestivos. Na Medicina Tradicional Chinesa sua evolução explica-se através de uma visão holística de relacionamentos que existem entre todas as partes do corpo e os canais de energia ou meridianos com suas funções e conexões. Caracterizada como uma síndrome da mucosidade, por estase crônica de umidade e mucosidade no meridiano do Baço-Pâncreas, afetando outros meridianos como Estômago, Fígado e Intestino Grosso. O tratamento por pontos de acupuntura visa restabelecer o equilíbrio e disfunções de canais afetados e suas conexões. Através do estudo da etiologia, fisiologia, diagnóstico, sintomas, patologia e clínica das doenças, a Medicina Tradicional Chinesa atua na profilaxia e tratamento com excelentes resultados.

1.2 Retocolite Ulcerativa
Classificada como doença intestinal crônica e psicossomática. Ela afeta o reto e cólon sigmóide, mas pode atingir o intestino grosso por inteiro. Em crise a mucosa intestinal torna-se vermelha, maciçamente infiltrada por células inflamatórias, coberta de muco e é afetada por micro-úlceras. Além dos sintomas digestivos, apresenta sintomas extradigestivos (MANUILA, 1997). Evolui por surtos e ocorrem períodos de piora e de melhora das lesões e sintomas, às vezes durante muitos anos (PORTO, 1976). Sua incidência é mais comum em brancos. Os dois sexos são afetados, com
ligeira prevalência no sexo feminino. É relativamente comum nos países desenvolvidos (GASTROENTEROLOGIA, 2003). Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) a retocolite ulcerativa, assim como as demais doenças, são tratadas enfocando o organismo como um todo. A mentefísico- espírito são afetados e devem ser tratados porque estão interligados e é conhecida como doença de Ye, um dos componentes dos líquidos orgânicos do organismo, no intestino (LUN, 1988). As variações das crises dependem muito da forma da localização e caráter de energias perversas que acometem o organismo (Calor, Vento, Frio, Umidade e Calor de Verão) (WEN, 2004). Considerada uma síndrome de mucosidade ou mista, que é a presença de mucosidades com sinais de energias perversas caracteriza-se por estase crônica de umidade e mucosidade nos meridianos do BP (Baço-Pâncreas) e F (Fígado), estase de mucosidade no P (Pulmão) e IG (Intestino Grosso), com alterações na QuiHua (energia de transformação) e GuQui (Qi alimentar bruto que não foi processado) (AUTEROCHE, 1996).
2.1 Etiologia
Na medicina ocidental a etiologia da retocolite ulcerativa permanece desconhecida (GASTROENTEROLOGIA, 2003). O fator genético deve ser valorizado, já que há uma incidência familiar maior que na população geral. Fatores psicológicos são considerados fortes contribuintes e precipitadores da doença na maioria dos casos, mesmo que não possam ser considerados agentes causadores (FILHO, 1992; SILVA, 1976). A síndrome da mucosidade, na MTC, tem várias causas. Patologias anteriores e fatores internos e externos devem ser considerados para desequilibrar os canais de meridianos. A evolução dessa síndrome está ligada com freqüência à síndrome de Plenitude, que é o excesso do Qi perverso e síndrome de Vazio, que é a insuficiência do Zheng Qi (energia correta) (WANG, 1996). O estresse é um dos fatores emocionais desencadeador dos ataques da retocolite ulcerativa. A invasão externa de umidade, frio e calor, dieta inadequada e emoções violentas são a origem da doença (HE, 1999).
2.2 Clínica e Semiologia
Digestivos (DANI, 1999): Diarréia com muco e sangue (mais de 6 evacuações diárias); Puxo, tenesmo, meteorismo e urgência fecal;Cólicas abdominais; Presença de úlceras.
Extra-digestivos (DANI, 1993):Artralgia;Artrite nos joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos;
Sacroileíte e espondilite;Perda de peso e febres;Eritemas nodosos;Iridociclite, uveíte e irite;
Processo tumoral, em fases mais crônicas.
Na MTC pode-se fazer o diagnóstico na língua e pulso (LUN, 1988):
Língua: avermelhada ou pálida, com camada de papila escassa e amarela, com áreas escuras (queimadas).
Pulso: fino, lento e vazio, muitas vezes deslizante ou mole.
2.3 Terapêutica
O princípio de tratamento é eliminar acúmulo de mucosidade e umidade, separar turvacidade do Ye, dispersar calor penetrante e fortalecimento de YuangQi (energia fonte) (BENSKY, 1996). Além dos pontos utilizados na acupuntura sistêmica, recomenda-se uma mudança nos hábitos de vida pessoal, profissional e nutricional. Trabalho excessivo, excessos sexuais e outros excessos devem ser controlados. Sentimentos como frustração, fúria reprimida e ressentimentos devem ser tratados e evitados (JUN, 1997). Uma dieta nutricional adequada com diminuição ou exclusão de alimentos frios, gordurosos, laticínios e picantes é recomendável. Deve-se evitar
o uso de álcool e excessos de doces (LU, 1997).
2.4 Prescrição dos pontos:
BP-4 e CS-6; VC-3, VC-8 e VC-12; E-25, E-40, E-44; R-3;
Moxa: VC-8, IG-4 e E-36.
3. Discussão
A retocolite ulcerativa, na MTC, é considerada uma doença de característica Yin, ou seja, mais interna, estagnativa, distal e decrescente. O Yang é mais externo, proximal e crescente. Calor, frio e umidade são as energias perversas que mais acometem esta doença e geram várias síndromes quando conjugadas ou não. O calor é mais Yang, sua natureza é de inflamar e se elevar. O calor extremo origina o vento interno e seca os líquidos orgânicos, o Ye e afeta principalmente os meridianos do C (Coração), F (Fígado) e E (Estômago). O frio é mais Yin, tem
característica de ser mais lesivo e pode vir associado com o vento. Afeta principalmente os meridianos: E, BP e R (Rins). A umidade é proveniente da diminuição do calor Yang, tem característica pesada, impura (turva) e estagnante. Prejudica principalmente o meridiano do BP (MACIOCIA, 1996). As energias perversas, associadas ou não, depois que penetram no corpo, alteram o equilíbrio energético dos meridianos, evoluem internamente em uma cadeia crescente de patogenias, caso o organismo não seja tratado ou quando há um desequilíbrio energético considerável (NGUYEN, 2003). A retocolite ulcerativa é considerada uma síndrome de mucosidade ou mista, de síndrome de plenitude e vazio. A síndrome de plenitude reflete um excesso de Qi perverso. A abundância de mucosidade está presente. A umidade-frio e a umidade-calor são os principais agentes patogênicos. Os meridianos mais acometidos são: IG, ID, C, P e E. A síndrome de vazio tem diversas formas. É caracterizada por insuficiência de energia correta (Zheng Qi), que pode ser da parte Yin ou Yang, sangue (Xue) e Qi. Vários meridianos são acometidos: deficiência de BP e E; deficiência de Yang do R e BP, estase de Qi do F e perda de fogo vital (deficiência de Yin). A síndrome da mucosidade surge, com freqüência, da evolução de síndromes de plenitude e vazio associadas com fatores internos e externos. Os sintomas das duas síndromes estão presentes. Nesta síndrome ocorre estase crônica de umidade e mucosidade principalmente no BP e F, daí sua evolução crônica (DUMITRESCU, 1996). A umidade estagna no corpo e se transforma em mucosidade fazendo obstáculo à circulação de Qi. Alterações no QiHua, GuQui e a turvacidade formam a estase, que por período prolongado descompensam o TA (Triplo Aquecedor) e “Via das Águas” (Rins e Bexiga) e favorece o aparecimento de 12 fogo, formando assim o processo inflamatório. Há também estase de mucosidade no P e IG e perda de Qi no IG (TÉTAU, 1985). A diarréia é um dos sintomas mais presentes nesta síndrome. Há um desequilíbrio de ZhengQi e energia perversa, com alterações que consomem Ye, Xue e Qi, e finalmente Jing (energia ancestral) e YuangQi. O meridiano do IG é bastante afetado e perde Qi, pois sua função é receber os resíduos alimentares, provenientes do ID, e após ter absorvido a água excedente, de expulsá-los. As lesões ulcerativas são tentativas de eliminar calor e turvacidade e acabam desgastando a Yuang Qi e perda de Wei Qui (energia de defesa). O meridiano do BP é responsável por dirigir a transformação/transporte dos alimentos, conter o sangue nos vasos e separar os líquidos orgânicos. A estase de mucosidade e umidade no BP acaba prejudicando a QuiHua e o aparecimento de diarréias com sangue e perda de peso (SIMO, 1997).
O meridiano do F é responsável pelo fluxo livre de Qi, harmonia das emoções e digestão e armazena o Xue. A presença de muco e umidade desequilibra as emoções, principalmente a raiva, altera o fluxo de Qi e digestão. Alterações oculares (iridociclite, uveíte e irite) também são observadas, pois o canal de energia do fígado abre-se nos olhos. A presença de eritemas nodosos se deve ao acometimento do meridiano do P, que além de harmonizar o Qi, tem sua manifestação pela pele (ROSS, 1994). Alterações psicológicas como depressão estão ligadas a alterações nos meridianos do P, responsável pelo sentimento da tristeza, e do C, responsável pelo sentimento da alegria e armazena o Shen (consciência) (SUSSMANN, 1973). A presença de puxo, tenesmo, meteorismo e cólicas abdominais deve-se a estagnação e mucosidade no E, ID e IG e assim prejudica suas funções e circulação de Qi nos órgãos. O ventre torna-se dilatado e doloroso e a dor é agravada pela pressão. As dores articulares são provocadas por frio-umidade que se espalham pelo corpo. A febre se deve ao desenvolvimento do calor (MORANT, 1990). A língua, por meio da visualização, e o pulso, através da palpação, são os principais métodos de diagnósticos na MTC. A língua apresenta-se pálida, devido ao vazio-frio. Bordas e ponta da língua vermelhas indicam calor no C e BP. Camada escassa representa grandes danos aos líquidos orgânicos e o calor intensifica e lesa o Yin e o Qi. A camada amarela corresponde a sintomas de calor interno, principalmente no E e BP. Áreas escuras representam frio e calor. Indicam estases,
presença de mucosidades e má circulação de sangue (WANG, 1996). O pulso vazio representa diminuição de Qi, sem força. O pulso fino é também chamado de “pequeno pulso” e representa vazio de Qi e Xue e presença de umidade, que pode obstruir os vasos e recebe esta denominação. O pulso lento significa umidade e perda de Qi no BP e E. Não há força suficiente para encher os
vasos e a pulsação é retardada. O pulso deslizante é fluido e “escorrega sob os dedos”. Plenitude de calor, presença de mucosidade e estagnação de alimentos são seus significados patológicos. O calor em plenitude aumenta o Qi perverso e torna o pulso deslizante. O pulso mole é superficial e fino. Encontra-se nas síndromes de vazio e umidade. O Jing e Xue estão vazios e não podem encher os vasos ou estão acometidos por umidade, sendo assim o Qi dos vasos não têm força para ficar em movimento (YAMAMOTO, 1998). Os pontos de acupuntura são prescritos de acordo com a síndrome, região afetada e meridianos acometidos e acoplados nos quais atuam em diferentes funções e conexões no organismo. Os pontos BP-4 e CS-6 formam uma dupla de vasos maravilhosos ou meridianos extraordinários, que tem bons resultados em patologias crônicas. Eles têm funções específicas e conduzem e transportam energia ancestral, nutridora e de defesa para diferentes partes do corpo e para os meridianos principais, funcionando como um reservatório de energia. Este vaso tem como funções principais atuar na região abdominal e psíquica, como bloqueios, fobias e inibições. É um conservador da cadeia Yin. Devido a estas funções é o mais indicado para esta síndrome. Os pontos de conexão têm funções específicas também nos seus meridianos (Baço-Pâncreas e Circulação-Sexo). O BP-4 retifica a dinâmica do Qi e dá suporte ao BP.Drena a mucosidade e desfaz estase. O CS-6 atua em gastralgia, dor baixa no tóraxe diminui a tensão (ROSS, 2003).O meridiano Vaso Concepção (Ren-Mai) também é um dos vasos maravilhosos usados. Ele direciona energia em funções genito-urinárias, digestivas e respiratórias. O VC-8 atua em inflamações crônicas no estômago e intestino, tonifica o Qi original, estabiliza o Yang, fortifica o BP e dissolve frio, umidade e estases. O VC-12 tonifica o BP, dissolve a mucosidade e atua em transtornos psicossomáticos, gastralgia, diarréia, distensão abdominal e inflamação intestinal. O VC-3 é indicado para dores no baixo abdômen e tonifica energia fonte, harmoniza TA inferior e transforma a mucosidade (ROSS, 2003). O meridiano do E também é acometido na síndrome. Ele está ligado ao BP e tem a função de fazer o Qi descer. O E-25 tonifica o BP, regula o IG e ID, pacifica o estômago, remove obstrução, regula o Qi e alivia estagnação de alimentos. Indica-se em casos de diarréia, disenteria, enterite, gastrite, afecções intestinais e transtornos psicossomáticos. O E-40 é um ponto importante de analgesia, principalmente em membros inferiores e para harmonizar calor e frio e drenar mucosidade de BP, E e TA. O E-44 alivia calor, circula o Qi do E, dissipa estagnação e transforma a umidade-calor. Usado em cólica e distensão abdominal. O E-36 é um ponto de extrema importância. Regula o Qi de nutrição e defesa, dispersa a energia perversa, expele o vento e umidade, tonifica o BP e E, circula o Qi e Xue, aumenta a defesa e resistência. Indicado em qualquer patologia do estômago, também funciona como fonte de energia e fortalecimento geral (SIMO, 1977). O meridiano do R (Rim) armazena a energia ancestral (Jing), controla a “Via das Águas” e controla a recepção de Qi. Nesta síndrome o Jing e o Qi são bastante comprometidos. O R-3 tonifica o Yin do R, elimina fogo, beneficia a essência e aumenta atividade de reserva e sistema da “Via das Águas” (ROSS, 2003). O meridiano do IG tem suas funções desreguladas. O IG-4 facilita o trânsito de alimentos e tonifica o E. Indica-se também para estresse e nervosismo (SUSSMANN, 1973). A moxabustão constitui uma parte importante da MTC. Seu uso é indicado nos seguintes pontos: IG-4, E-36 e VC-8. É um método terapêutico externo cuja técnica consiste em utilizar determinadas substâncias ou medicamentos para queimar, defumar ou cobrir o ponto ou área afetada. A queima da moxa produz estímulos que regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo agindo sobre os canais de energia e os colaterais. Folhas de artemísia são a matéria principal para a moxa. Seu efeito medicinal elimina vento e umidade e aquece os canais de energia (JUN, 1997).
Uma dieta nutricional adequada deve ser seguida, com diminuição de alimentos que retardam a digestão como alimentos frios, gordurosos e laticínios e alimentos que geram calor, como excessos de doces, álcool e picantes. O uso da fitoterapia é indicado, pois, é uma das eficientes técnicas de tratamento da MTC (LU,1997). Meditação é outra das técnicas orientais também indicada. Ela visa harmonizar a mente, desenvolver auto-percepção e iniciativas para transformações. Os diferentes tipos de excessos desgastam a energia fonte. Sentimentos como ressentimentos, fúria e frustração geram estagnação de Yang, principalmente do F. Pensamentos forçados, excessivos e preocupações desgastam energia do BP (SIDORAK, 1984).
4. Conclusão
A Medicina Tradicional Chinesa é uma ciência que existe há milhares de anos e tem uma visão sistêmica das doenças. O organismo é tratado como um todo. Uma disfunção em algum órgão gera um desequilíbrio no meridiano, canais correspondentes e intersecções que gera um bloqueio na circulação de sangue e Qi (energia). A retocolite ulcerativa é uma síndrome de mucosidade. Classificada como doença inflamatória intestinal crônica e psicossomática, caracteriza-se por sintomas digestivos, como diarréias, cólicas e lesões ulcerativas e por sintomas extradigestivos e alterações psicológicas. Na medicina ocidental sua etiologia permanece desconhecida. Na MTC sua causa está ligada a diversos fatores: energias perversas, como frio, calor e umidade, que atinge o organismo, que já está deficiente, evolui de forma crônica formando estase e mucosidade. Há um comprometimento de vários meridianos, correspondentes aos órgãos e suas funções fisiológicas e energéticas, dentre elas o pulmão, intestino grosso e delgado, fígado, rins, triplo-aquecedor e principalmente o baço-pâncreas. O tratamento por pontos de acupuntura sistêmica e moxabustão, conforme sua função e localização, visa normalizar o sistema de canais energéticos, aliviar sintomas digestivos e extradigestivos, fortalecer energia fonte, expulsar fatores patogênicos e normalizar a circulação vital de Qi. A fitoterapia e meditação, junto à dieta nutricional adequada, são outras técnicas de tratamento que podem ser incorporadas. Pode-se notar que a MTC tem uma visão abrangente e global do ser humano ao focar um equilíbrio de mente, espírito e físico. A doença deve ser evitada, tratada e prevenida. O material para estudo não é denso, mas os sinais e sintomas da síndrome permitem a interpretação e tratamento dentro dessa excelente visão. Esta ciência cresce mundialmente, apresentando excelentes resultados, através da cura, bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.
Referências Bibliográficas
1. AUTEROCHE, B. ; NAVAILH, P. O Diagnóstico da Medicina Chinesa. São Paulo:
Andrei, 1996.
2. BENSKY, Dan; O’CONNOR, John. Acupuntura – Um Texto Compreensível. São
Paulo: Roca, 1996.
3. COLITE ULCERATIVA. Biblioteca – Portal do Cidadão com Deficiência, 2004.
Disponível em: < id="562&id_doc=" id_cat="10"> Acesso em:
11 de março de 2007.
4. DANI, Renato; CASTRO, Luiz de Paula. Gastroenterologia Clínica. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 1993.
5. DUMITRESCU, Ioan Florin. Acupuntura Científica Moderna. São Paulo: Andrei,
1996.
6. FILHO, Júlio de Mello. Psicossomática Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
7 GASTROENTEROLOGIA: Doenças Intestinais Crônicas. Gastrintestinal –
Psicossomática, 2003. Disponível em: <> Acesso em: 11 de
março 2007.
8. HE, Yin Hui; NE, Zhang Bai. Teoria Básica da Medicina Tradicional Chinesa. São
Paulo: Atheneu, 1999.
9. JAYASURIYA, Anton. As Bases Científicas da Medicina Chinesa. São Paulo:
Sohaku-In, 1995.
10. JUN, Zhang; JIN, Zheng. Fundamentos de Acupuntura y Moxibustión de China.
2ª ed. Madri: Ediciones em Lenguas Extranjeras, 1997.
11. LU, Henry C. Sistema Chinês de Curas Alimentares. São Paulo: Roca, 1997.
18
12. LUN, Shang-Han; WONG, Ming. Exploração Clínica da Medicina Chinesa. São
Paulo: Andrei, 1988.
13. MACIOCIA, Giovanni. A Prática da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 1996.
14. MANN, Felix. Acupuntura – A Antiga Arte Chinesa de Curar. 2ª ed. São Paulo:
Hemus, 1971.
15. MANUILA, L.; MANUILA, A.; NICOLUIN, M. Dicionário Médico Andrei. 7ª ed. São
Paulo: Andrei, 1997.
16. MORANT, George Solié. Acupuntura. Buenos Aires: Medica
Panamericana,1990.
17. NGUYEN, Van Nghi; VIET, Dzung Tran Viet. Doenças de Calor (Ré Bing).
Revista Paulista de Acupuntura. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 34-47, 1º semestre. 2003.
18. PORTO, J. A. Faustino. Clínica das Doenças Intestinais. Rio de Janeiro:
Atheneu, 1976.
19. ______, Jeremy. Combinações dos Pontos de Acupuntura. São Paulo: Roca,
2003.
20. ROSS, Jeremy. Zang Fu – Sistemas de Órgãos e Vísceras da Medicina Chinesa.
2ª ed. São Paulo: Roca, 1994.
21. SIDORAK, Mêlania. Porque Acupuntura. Rio de Janeiro: Colina, 1984.
22. SILVA, A. C. Pacheco. Medicina Psicossomática. 2ª ed. São Paulo: Sarvier,
1976.
23. SIMO, E. Alvarez. Tratado de Acupuntura. 3ª ed. Madri: Maribel, 1977.
24. SUSSMANN, David J. Que é Acupuntura? 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1973.
25. TÉTAU, Max; LERNOUT, Henri. Acupuntura Clínica. São Paulo: Andrei, 1985.
19
26. WANG, Peiwen; DUHAMEL, Olivier. Medicina Chinesa – Diagnóstico Diferencial.
São Paulo: Andrei, 1996.
27. WEN, Tom Sintan. Acupuntura Clássica Chinesa. 10ª ed. São Paulo: Cultrix,
2004.
28. YAMAMOTO, Celso. Pulsologia – A Arte do Diagnóstico. São Paulo: Ground,
1998.

Nenhum comentário: