terça-feira, 24 de novembro de 2009

ZUMBIDO
Por: Renata Estrella

Revisão Bibliográfica:

Fisiopatologia Ocidental:

Sabemos que o zumbido é um problema que afeta cerca de 17% da população mundial e causa sofrimento significativo em 4% das pessoas em geral (aproximadamente 6 milhões no Brasil) e, que apesar de haver diversas teorias sobre sua causa, nenhuma teve comprovação científica devido à falta de métodos objetivos e não invasivos para detectar o zumbido e para localizar a atividade neuronal a este relacionada.
O zumbido pode estar associado a perdas auditivas, infecções de ouvido, otosclerose, vertigens, efeito de drogas ototóxicas, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos, alterações metabólicas e/ou circulatórias, estresse, depressão, ansiedade e a orientações negativas. Por esta razão, não existe um único tratamento que seja eficaz para todos os tipos de zumbido e, em alguns casos, o zumbido não desaparece por completo. Por outro lado, existem muitos tratamentos que dimiuem e até eliminam o zumbido. A eficácia do tratamento dependerá da causa do problema (se é identificável ou não, tratável ou não), da resposta individual do paciente àquele tratamento (nem todos os organismos reagem da mesma maneira aos medicamentos) e da discplina e perseverança do paciente, pois qualquer tratamento falhará se não for rigorosamente seguido.

Os ouvidos dependem da nutrição da essência para funcionamento adequado, sendo, portanto, fisiologicamente relacionado ao Rim. Se o Rim estiver debilitado, a audição poderá ser afetada, com ocorrência de zumbido (Maciocia, pg 126). O tinido e a surdez sâo afecções da audição. O tinido caracteriza-se pelo aparecimento de zumbidos no ouvido, enquanto a surdez manifesta-se pela hipoacusia e pela perda de audição. Os dois casos são similares na etiologia e no trat/to.
Etilogia: O tinido e surdez são causados pela subida do vento-calor do Fígado e da VB, ocasionado pela ira ou pelo medo. Esta energia perversa conduz à obstrução da circulação do canal Shao Yang (VB-TA). Pode ocorrer pela obstrução do vento perverso exógeno no ouvido, ou porque a essência não pode chegar ao ouvido em virtude da energia dos Rins.

Diferenciação da Surdez segundo a MTC:

a) Por Excesso (XI): Ocorre a surdez súbita, sensação de distenção no ouvido, zumbido, contímuo que não se alivia com a pressão. Se o tinido e a surdez são causados pela subida do vento-calor do F e da VB, apresenta-se também Rubor facial, secura na boca, irritabilidade, pulso em corda. Se for causado pelo ataque do vento perverso, manifesta-se com os sintomas de calafrios, dor de cabeça e pulso superficial
b) Por deficiência (XU): A surdez e o tinido intensificam-se gradualmente numa doença crônica ou é um zumbido intermitente, que se agrava com a fadiga e que se alivia com a pressão no ouvido, sendo acompanhado de tontura, Lombalgia, pulso fraco e filiforme, espermatorréia, leocorréia.

Segundo MACIOCIA o tratamento pode ser pelos canais Shao Yang (VB-TA) em dispersão (para Xi ou Xu).
Ou pelos pontos do canal Shao Yin (R e C), fazendo-se tonificação e aplicação de moxa com pequenos cones nos pontos locais a seguir:


TA17, VB2, VB43, TA3 +
F3, VB40 (excesso de Fogo em F e VB)
ou:
TA5, IG4 (ataque de vento externo)
ou
B23, VC4 (Deficiência dos Rins)


Fisiopatologia da Surdez segundo a MTC:

Os canais Shaoyang da mão e do pé situam-se ao redor da orelha, razão pela qual são selecionados os pontos TA3, TA17 do canal Shaoyang da mão e os pontos VB2, VB43 do canal Shaoyang do pé, a fim de regularizar a circulação de energia destes dois canais e os quatro pontos juntos formam parte da principal prescrição. Para deficiência deve se fortalecer os Rins, uma vez que estão relacionados ao ouvido, usando-se o B23 e o VC4 para tonificar a essência dos Rins, afim de que ela suba ao ouvido para acalmar o tinido e recuperar a audição.

Outros pontos:
• VB41, TA5 =
• TA17= Todos os problemas do ouvido, tensão da musculatura do maxilar.
• R6= Hiperatividade do Yang do fogo do F e da VB, baseados na deficiência Yin do Rim, com sintomas de irritabilidade, com inquietação, inflamação nos olhos e nos ouvidos, dores de cabeça.
• BP6= Hiperatividade do Yang do F= problemas de olhos e ouvidos
• VB2= Zumbido e surdez, hiperatividade do Yaag do F e deficiência do Qi dos Rins. (cansaço e labilidade emocional)
• VB2+VB43=zumbidos nos ouvidos.
• VB2+VB20, VB34 =zumbido nos ouvidos que pioram com o stress.
• VB2+ B8= pertubação mental, melancolia.
• E40 + E44= Fleuma fogo no coração e no E= agitação mental.
• E44 + IG4+IG11= Fogo no E
• F14 + CS6 = estaganação do Qi do C= frustração nos relacionamentos.
• VB2,VB20, TA17, VG20, F3,VB34(disp), R3, VC4 (ton).
• VB20= raiva e hiperatividade estressante.
• VB20 + VB34= Hiperatividade do yang do F, zumbidos nos ouvidos
• VB20, VB34, VG20, Tay Yang, F2, CS8, F8, BP6= Zumbidos
• CS8= Hipertensão com comportamento estressante e abrasivo.
• VB39= Tonifica o Jing dos Rins e da Medula, zumbido nos ouvidos, Pode ser combinado B62, ID3, R6
• VG12, VB39 + VB34= pessoas idosas c/ declínio de Jing, trata zumbidos.

Combinações de pontos segundo ROSS:
• ANSIEDADES (Jeremy Ross):
C7+R3=ansiedade e medo
C7+F3=Ansiedade e raiva
C7+BP3=Ansiedade e preocupação
C7+P9=Ansiedade e recolhimento
• C3 + R10 + VC14= distúrbio do Shen (espírito)= Nervosismo intenso, agudo, pulso fino e rápido, sensível, ansioso, tenso, facilmente pertubado.
• C7+CS6+F3+R1 +VG20 (dispersão)= distúrbio do SHEN (espírito).
• ID3,4,5,7= acalmam o distúrbio do espírito, associado ao fogo do Coração
• ID16: Ponto “janela do Céu”- Desimpede bloqueios do fluxo entre a cabeça e o corpo, aliviando sintomas dos órgãos dos sentidos, pescoço e cabeça; ele pode ser usado quando o paciente se sentir sobrecaregado com informações e deprimido, pressionado, confuso pela falta de tempo e de paz de espírito para digerir informações e separar coisas úteis das inúteis. Essa sensação de pressão e de estress pode estar associado com o Fogo do Coração e fogo perverso no pescoço e na região da cabeça, por ex: Acne e furúnculo.
• ID1 e ID17= Deficiência e estagnação do Qi do ID=Trata zumbidos nos ouvidos.

Pulmão e emoções, segundo Ross:
• Tristeza: B15, B44, CS6, VC17, VC22
• Frustração: B18, B47, F3, VC14, VC17
• Medo: B23, B52, R3, VC6, VC14
• IG1, E45= Sedando= remove o calor do yang brilhante=inquietação mental,
• IG4+F3= Acalma a hiperatividade do Yang do F e vento interior, bom para comportamentos agressivos.
• IG18= Ponto Janela do Céu e do pescoço onde podem surgir bloqueios do fluxo livre de energia entre a cabeça e o pescoço, está relacionado com: o livre fluxo e a livre expressão das energias dos pulmões, energias relacionadas com o apego humano, formação e término de relacionamentos, com o desprendimento, com o intristecer-se e com a consternação. Usado para pessoas que sofreram perdas, que se sentem sozinhas e fechadas, mas que não conseguem se livarr da escuridão e do peso da depressão em que vivem, para encontrar nova luz e prazer de estar vivo. Para este propósito o IG18 pode ser associado e combinado com: B42, P7, IG4 ou IG6, P1, VC17, VC22.
• CS9+F1+C9+R1= Agitação emocional extrema decorrente de fogo no coração.
• CS6= Trata depressão, Melancolia e mágoa, associadas com estagnação do Qi podem tratar confusão mental e emocional, distúrbios e manias associadas com fogo, fleuma e vento interior. É, segundo ROSS um ponto importante para o estress emocional de forma geral seja pela conexão com a ansiedade do coração, Medo do R, raiva do F ou preocupação do Baço. Pode ser combinados com VC14 para taratr distúrbios do Plexo solar ou com: CS6+BP4 =para tratar o trio R, C, BP.
• CS1+CS9= ansiedade
• CS6, C7, VC17, VC14=calmante do coração.
• C7= serve para deficiência de Qi e de sangue no C e R (medo ansiedade, inquietação).
• CS6+BP4= acalmar em situações crônicas.
• R3, R10, VC4, BP6 (ton), C6 (harmonização), R2 =Deficiência de yin do R pode ser associado a:
• VB2, VB20, VB34, VB2, B8= pertubação mental.
• Neurastenia: CS6, yintang, Anmian, E36, R3, VB20, VG20.
• R6(ton)+C3 (ton)+C8 (disp)= Tonifica o Yin do Rim e o Yin do Coração, controlando o fogo do coração.
• C3, C6, R6, R10(ton), C8 (disp)= Fogo por deficiência do coração,Pulso fino rápido, entusiasmo com inquietação, alternando com cansaço, transpiração noturna, palpitações, ansiedade, insônia
• CS6 + C7= tensão nervosa intensa, aguda, acompanhada por ansiedade.
• C8+C7= Ansiedade nervosa aguda.
• C6= Estagnação do canal do coração, por deficiência de yin do Rim.
• C7+R3+VC14= Distúrbio do Espírito.

Congestionamento mental:
Pulso retardado, talvez vazio e áspero.
Indicações: Dificuldades em separar as informações menos adequadas.
Ex: Congestionamento mental e cansaço após estudo excessivo. Pontos: ID1, B67, E36, E45, IG1+ Yintang
ID19: Surdez, zumbidos nos ouvidos, otite média. Combianr com ID5, B60, VB20 (disp). O principal uso deste ponto é tratar distúrbios dos ouvidos, que pode ser combinados com ID1, 2,5, especialmente se houver sinais de calor ou vento-calor.
Para distúrbios dos ouvidos +relacionados com deficiência o ID19 é mais bem combinado com o ID3 e B62. Uma função secundária de ID19 é acalmar o espírito do coração para tratamento de insanidades ou alucinações auditivas.
R3+B58 (fonte c/Luo)= Tinidos
ID17= Surdez, zumbidos
YAMAMURA (arte de Inserir):
Surdez e zumbidos= B18, ID19, TA17, TA3 e CS9 (lado oposto ao zumbido)
B15+VC17=Ansiedades
B43= Ansiedades
CS7+VG20+Yintang+R3= Insônia


Referencias:
1. AUTEROCHE, B. & NAVAILH, P. O diagnóstico na medicina tradicional chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.
2. MACIOCIA, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento de doenças com acupuntura e ervas chinesas. São Paulo: Roca, 1996.
3. ROSS, Jeremy. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003.
4. YAMAMURA, Ysao. Acupuntura Tradicional Chinesa- A Arte de Inserir. São Paulo: Roca, 2004.

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