HIPERIDROSE/TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA
Autora: Renata Estrella (revisão Bibliográfica)
O suor na MTC, Segundo MACIOCIA (1960), é líquido do Coração. Ele é formado por destilação dos líquidos orgânicos.
Os líquidos orgânicos JIN YE pertencem a natureza YIN e são produtos da essência da alimentação. O metabolismo dos líquidos é um processo complexo, que resulta da ação combinada de vários órgãos principalmente: P, BP, R e TA.
O JING é parte leve dos líquidos e alimenta Pele e carnes, graças ao Triplo Aquecedor.
O YE é a parte pesada dos líquidos, e é também dividido pelo TA; Circula nas articulações, cérebro, medulas, orifícios somáticos, afim de alimentar o cérebro e amedula, lubrificar os orifícios da orelha, olhos, boca e nariz.
Segundo Su Wei (cap. 23) apud AUTEROUCHE (1992): há alguns tipos de líquidos
1. O suor é regido pelo CORAÇÂO
2. O “ranho” (secreções nasais), é regido pelo Fígado e Pulmão
3. Lágrimas e saliva fina = BP
4. Saliva=R
Quando o Yang do Coração é vazio há abundância de suor.
Quando o Yin do coração é vazio há suor noturno.
Relação entre QI e JINYE:
YANG = QI São provenientes da essência dos alimentos.
YIN= JINYE
A Formação, Distribuição e Expulsão do JINGYE dependem do QI, e em particular do P, BP, R e TA.
• Quando há pouco QI a atividade funcional de P, BP, R e TA estará diminuída, levando a estagnação ou acúmulo, EDEMA. Estagnação leva a diminuição de circulação de QI.
• Quando o Qi está vigoroso há aumento da atividade funcional do BP e E está aumentada, havendo boa produção de líquidos.
• Qi vazio= Desaparecimento e não retenção dos líquidos. Pode haver transpiração profusa e poiúria.
• “Perda de líquido é Perda de QI”
• “Aquele que perde sangue não tem transpiração; Aquele que transpira abundantemente tem menos sangue” (LING SHU cap.18).
Relação entre XUE e JINYE:
Ambos provêm da essência dos alimentos e são: YIN.
A função de ambos é: Umedecer e nutrir.
Ambos produzem-se mutuamente e reagem um sobre o outro: Xue é formado por JINYE na sua maioria.
Quando há vazio ou esgotamento de líquidos, temos vazio de JINYE e de XUE e os sinais são: Transpiração profusa, diarréias importantes, vômitos, doenças febris, taquicardias, respiração curta, membros frios, pulso tenue e fino, podendo ocorrer hemorragias.
Segundo AUTEROUCHE (p.188), na investigação sobre a transpiração deve-se saber o horário, localização, quantidade e sinais associados aos sintomas.
Quanto aos fatores causais temos como fator principal o ataque de Qi perverso e externo, principalmente por: VENTO e VENTO-CALOR., mas podemos encontrar também ataque de Calor-Umidade.
AUTEROCCHE (1992) classifica as transpirações quanto: Ao Tipo, Localização, e Hora em que ocorrem:
1) Quanto aos Tipos de Transpiração:
a) Espontânea: ocorre após esforço físico. Pode aparecer seguida de astenia mental, pouca força, respiração curta e significa Yang Qi vazio.
b) Durante o Sono: Yin vazio, levando ao excesso de Yang com sinais de: insônia, maças do rosto vermelhas, boca e garganta secas, calores nas palmas e solas, opressão e calor toráxico. TTO: dispersar e aclamar o Yang ou nutrir o Yin.
c) Profusa: Suor em grandes quantidades, JinYe escorrem em abundância. Ex: Pingos grossos com polipnéia, astenia mental, membros brutalmente brutos, pulso tênue (prestes a parar). Significa que o Yang Qi está prestes a desaparecer. É chamada de “Transpiração do Fim” ou “Transpiração terminal”. È caso grave.
d) Com calafrios: Ocorrem 1º calafrios, depois transpiração. É uma luta entre o perverso e o correto. Neste caso se a febre baixar e o pulso acalmar são caso de bom prognóstico (Perverso desaparece e correto se estabiliza). Se a tranpiração for seguida de agitação, com aumento da frequência do pulso, é caso de mal prognóstico (perverso vence e correto enfraquece).
e) Fria: Vazio de yang, Insuficiência de Wei Qi (fraquesa do envólucro muscular).
f) Quente: Vento calor externo ou por Calor interno (aquece e expulsa o suor).
2) Quanto a Localização da Transpiração.
a) Somente na cabeça: Expressa 4 estados diferentes:
• Calor perverso em TA superior: febre, sede sem agitação, língua com saburra amrela, pulso superficial e precipitado.
• Calor-Umidade no Aquecedor Médio: Corpo pesado, fadigado, língua amarela, gordurosa, oligúria.= Calor ou Calor-Umidade em E
• Transpiração seguida de doença grave ou Transpiração temporal em idosos dispneicos: Sintoma de vazio.
• Transpiração de fase terminal de doença garve: transpiração súbita abundante nas têmporas: Yang Vazio escapa caso crítico.
MACIOCIA ( 1996) classifica a sudorese assim:
SUDORESE
COM SUDORESE: Estado de Def . / SEM SUDORESE: Estado de excesso
CONFORME A ÁREA SIGNIFICADO
Só na cabeça: Calor ou Calor-Umidade no E
Oleosa na testa :Colapso de Yang
Só nos Membros: Deficiência de E e do BP
Só nas Mãos: Defiviência do Qi do P ou dos Nervos
Corpo Inteiro: Deficiência de Fei Qi (P)
Palmas, Solas,Torax:(“Sudorese 5 palmos”):Deficiência de Yin
CONFORME A HORA DO DIA SIGNIFICADO
Dia: Deficiência de Yang
Noite: Deficiência de Yin
CONFORME A CONDIÇÃO DA PATOLOGIA SIGNIFICADO
Profusa e fria e durante patologia severa: Colapso de Yang
Oleosa na testa em forma de de pérolas e não fluida:Colapso de Yang - Eminência de morte.
CONFORME TIPO DE SUDORESE SIGNIFICADO
Oleosa: Deficiência severa de yang
Amarela: Calor-Umidade
Fonte: Adaptação baseada em MACIOCIA (P.197).
b) Em uma parte do corpo (D/E; Sup/Inf): Tem como causas:
• Mucosidade do vento ou Vento Úmido obstruindo os meridianos.
• Yin (nutriente) e Wei (protetor) desregrados um em relação ao outro.
• Desarmonia entre QI e XUE.
• Acúmulo de calor nos meridianos YIN (CS e R). Sintomas: Tranpiração nas palmas da mão e sola dos pés + boca seca garaganta seca, obstipação, urina amarela e pulso fino
• No peito ou Tórax: Por “ruminação intelectual”: Cansa ou dá insuficiência ou diminuição do Qi do BP e do C.
TRATAMENTO DA HIPERIDROSE SEGUNDO A ACUPUNTURA SISTÊMICA:
Após análise dos sinais e sintomas (estudo semiológico), da doença, podemos chegar a vários resultados. A escolha das combinações de pontos será de acordo com os resultados obtidos na anamnese. Os pontos a seguir foram achados conforme YAMAMURA (2004) e as funções energéticas dos pontos.
• Se houver deficiência de XUE podemos usar: B17, B20, BP6 e E36
• Para acalmar o YANG podemos dar YIN com: BP6 e CS5;
• Para Nutrir o YIN podemos usar: BP6, VC4, R6 e R3;
• Para expulsar calor em TA Superior, principalmente do Pulmão, podemos usar P6, B13 e P11. Podem-se usar também Pontos Água do Pulmão: P5 (se o paciente não tiver catarro ou secreção nasal);
• Para expulsar Umidade em TR médio usa-se: E40, E42, BP4, VC17 (faz circular o Qi do TA médio);
• Para fortalecer energia WEI e o YINQI: E40, B13 (Assentimento do P);
• Regular QI e XUE: B17, VC17;
• Dispersar vento: B12+IG4; P7, TA17, VB20
• Dispersar Vento - Umidade: E42
• Dispersar vento-Calor externo: E44
• Refrescar o calor dos Meridianos Yin (CS e R): CS5,7 e 8. / R10 (Ponto àgua do R);
• Tonificar ou regular BP (em casos deficiência severa de BP): BP2 + BP3 (fonte e Tonificação);
• Refrescar calor interno: Todos os Pontos-Água de: E, TA, R, P e BP = (E44, TA2, R10, BP9);
• Tonificar Pulmão: Se houver tristeza ou deficiência dele: P9;
• Em casos de distúrbios do Metabolismo das águas ou em casos de edemas, há a combinação de Assentimento com Alarme (“SHU MO”): que se usa: B22 + VC5;
• Em casos de alterações do Shen: Segundo ROSS (2003):
a) Por Fogo no C: VC17, CS6, BP6, R3 (em Ton);
b) Em casos de PMD (psicose maníaca depressiva): Fase maníaca: C3, C8; Fase maníaca grave: VG20, R1;
d) Em casos de PMD: Fase depressiva: E36, C7; fase depressiva grave: VC4, R1.
TRATAMENTO DA HIPERIDROSE
SEGUNDO MICROSISTEMAS (AURÍCULO ACUPUNTURA)
Pontos da aurículo: C, SNV (simpático), P, Occipital, Supra –renal (neste caso é contra-indicado em casos de hipertensão)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. AUTEROCHE, B. & NAVAILH, P. O diagnóstico na medicina tradicional chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.
2. MACIOCIA, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento de doenças com acupuntura e ervas chinesas. São Paulo: Roca, 1996.
3. ROSS, Jeremy. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003.
4. YAMAMURA, Ysao. Acupuntura Tradicional Chinesa- A Arte de Inserir. São Paulo: Roca, 2004.
2 comentários:
Bravissima amiguinha!
Para atendimento entre em contato pelo email: renata.estrella@gmail.com. Atendo no Rio de Janeiro(Tijuca e Vila Isabel).
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